(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.
(EF07ER07) Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos.
Imagem de quem seria Abraão baseado em relatos religiosos.
Na história dos judeus econtramos muitos líderes. Veremos alguns deles nessa breve história do judaísmo:
Os judeus descendem de um povo chamado hebreu e sua história inicia quando Abraão obedeceu uma ordem divina e guiou seu povo da Mesopotâmia à Canaã, a terra prometida, atual Palestina.
Abraão, seu filho Isaac e seu neto Jacó foram os primeiros grandes chefes do povo hebreu, conhecido como patriarcas. Por muitas gerações, os hebreus mantiveram-se organizados em clãs, isto é, grupos de famílias que acreditavam ter um ancestral comum. Nessas clãs, os patriarcas tinham funções religiosas, políticas e militares.
Um período de grande seca em Canaã forçou o povo hebreu a migrar para o Egito, e lá, mais tarde, por serem invasores, passaram a ser escravizados pelos egípcios. Por volta de 1250 a.C., Moisés, filho de hebreus criada pela filha do faraó, libertou seu povo do cativeiro e o conduziu de volta à Canaã.
QUEM FOI MOISÉS?
Os judeus consideram Moisés um líder fundador da relligião judaica, pois ele escreveu parte da Torá (seu livro sagrado), onde se encontram os 613 mandamentos que regem o povo judeu.
Em Canaã formaram-se 12 tribos. Cada uma delas era liderada por um chefe político e militar, em geral um ancião da família mais importante. Em períodos difíceis, um líder era escolhido para exercer autoridade sobre todas as tribos, o juiz. Durante o chamado período dos juízes, as mulheres também poderiam assumir a liderança das tribos.
A Estrela de Davi é chamada de "Escudo de Davi" porque, segundo uma tradição judaica, os soldados do rei Davi carregavam o hexagrama em seus escudos para atrair proteção divina.
No século XI a.C., os hebreus mudaram a sua organização política, e os juízes foram substituídos por um rei que tinha autoridade sobre todas as tribos. O primeiro dele foi Saul.
Seu filho, Davi, subiu ao trono de 1000 a 965 a.C. conquistou a cidade de Jerusalém e a transformou em capital do seu reino. Assim, Davi centralizou o culto ao monoteísmo, estabelecendo as leis mosaicas em todo o Estado.
Davi - sua história influenciou vários artistas ao longo da história, como o renascentista Michelangelo, em 1501-1504.
Imagem do rei Davi gerado por Inteligência Artificial
O filho de Davi, foi Salomão, e no seu reino, foi o auge do poder do povo hebreu. Expandiu poder e influência no nordeste da África e na Penísula Arábica. Foi também no seu reinado que se construiu o primeiro Templo de Jerusalém.
Reprodução do Templo de Jerusalém
O templo de Jerusalém era o centro religioso-econômico e cultural da Palestina, era também centro político, pois aí se reunia o Sinédrio, sob a chefia do Sumo-sacerdote, vitalício e quase sempre do grupo dos saduceus – latifundiários da época -, os maiores detentores do poder econômico da época.
Com a morte de Salomão, em 926 a.C., seu filho Roboão assumiu o trono, mas manteve uma política de altos impostos. O norte rebelou-se e criou o Reino de Israel com a capital em Samaria. No sul, formou-se o Reino de Judá, que manteve a sua capital em Jerusalém.
Esse episódio ficou conhecido como Cisma. A partir de então, do Reino de Judá nasceram os judeus.
Em 722 a.C., o rei assírio Sargão II conquistou o Reino de Israel, deportou sua população para os territórios assírios e levou estrangeiros para ocupar terras conquistadas. O Reino de Israel foi perdendo a sua identidade hebraica, para a assíria, que mais tarde, se tornou muçulmana.
O Reino de Judá resistiu por mais tempo, mas foram atacados pelos babilônicos em 587 a.C., mas não conseguiram vencer os romanos, que em 70 d.C. destruiu o Templo de Jerusalém e os expulsaram da região. Houve então, a Grande Diáspora, onde os judeus espalharam-se por diversas regiões de domínio romano, e tiveram seus cultos secretos, pois eram proibidos de praticar.
Primeira Diáspora judaica
Depois dessa grande Diáspora, os Talmudistas foram personagens importantes para o resgate dos costumes e práticas do judaísmo. Eles passaram a registrar por meio da escrita os discursos e explicações que foram transmitidas durante séculos por grandes sábios na Palestina. Esse registro chama-se Talmude. Além disso, surgiram os Rabinos, que são conhecedores da Torá e dos 613 mandamentos contidos nela. Eles dirigem congregações, realizam cerimônias e oferecem orientação espiritual.
Talmudista Haim Baharier
Rabino Dovid Feldman
Henry Sobel e os direitos humanos
Rabino radicado no Brasil desde 1970. Ainda na primeira infância, a família de Henry Sobel se estabeleceu em Nova York, onde ele se formou rabino. Durante a ditadura militar, foi um grande defensor dos direitos humanos.
Em 1975, Sobel se recusou a enterrar o jornalista Vladimir Herzog na ala dos suicidas do cemitério israelita, por rejeitar a versão oficial acerca das circunstâncias da morte do jornalista. Sobel também se juntou a líderes de diferentes religiões no ato ecumênico em homenagem ao jornalista, em 31 de outubro de 1975, uma semana depois de seu assassinato, na Praça da Sé. Além de Sobel, estavam presentes o católico Dom Paulo Evaristo Arns e o protestante Jaime Wright. O evento atraiu 8 mil pessoas, além de 500 policiais e agentes da repressão.
Junto a esses dois líderes religiosos, participou de maneira destacada no projeto secreto de reunir toda a documentação da ditadura militar brasileira, que resultou na publicação, em 1985, do livro “Brasil: Nunca Mais”. Um marco na história dos direitos humanos no país, o livro expõe a tortura e os torturadores com base em farta documentação.
Fontes:
SCHARDONG, L. Templo de Jerusalém e rebeldia de Jesus: e nós? Disponível em: <https://www.ihu.unisinos.br/categorias/608970-templo-de-jerusalem-e-rebeldia-de-jesus-e-nos>. Acesso em: 24 out. 2024.
SUPER. Qual é a origem da Estrela de Davi e o que ela representa? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-da-estrela-de-davi-e-o-que-ela-representa>. Acesso em: 24 out. 2024.
Henry Sobel – Memorias da Ditadura. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/personagens/henry-sobel/>. Acesso em: 24 out. 2024.
DESENHANDO A BÍBLIA. A história de MOISÉS (Quem foi Moisés na Bíblia) | # 45. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1oH29WT8xx0>. Acesso em: 24 out. 2024.
Projeto Araribá. História. Editora Moderna: São Paulo, 2014. p. 132-35.