Você sabe porque as Olimpíadas recebem esse nome? Saiba que a raiz desta prática milenar é mitológica, e provém da Grécia Antiga.
Na Grécia Antiga, existia um deus supremo, conhecido como Zeus. Ele era o deus do trovão, filho de Reia e Cronos (deus do tempo). Zeus tinha irmãos, que eram deuses muito importantes como Ades (deus do submundo) e Poseidon (deus dos mares). Além disso, o deus supremo teve vários filhos com deusas e humanos, gerando, por sua vez, deuses e semideuses.
Dentre os semideuses de destaque da mitologia grega está Hércules, que também era reverenciado como um herói muito forte. Hércules era filho de uma relação extraconjugal de Zeus. Com muita raiva, a esposa de Zeus, Hera, perseguiu Hercules desde seu nascimento. Primeiramente, Hera deixou uma víbora em seu berço, e Hércules a matou estrangulada. Quando adulto, casou-se e teve 5 filhos, mas Hera lançou um feitiço que o levou à loucura e o fez assassinar sua esposa e seus filhos. Com remorso, Hércules buscou orientação no oráculo, e ele aconselhou a falar com Euristeu o rei de Micenas, Tirinto e Argos, e oferecer seus serviços. Mas Hera, manipulou a cabeça de Euristeu que atribuiu 12 tarefas impossíveis de serem feitas em 12 anos. Eram eles:
Matar o Leão de Nemeia;
Matar a Hidra de Lerna;
Capturar a corça de Cerineia
Capturar o javali de Erimanto;
Limpar os estábulos de Aúgias;
Matar as aves do lago Estínfalo;
Matar o touro de Creta;
Capturar os cavalos de Diomedes;
Roubar o cinturão de Hipólita, a rainha das Amazonas;
Capturar o gado de Gerião;
Capturar os pomos de ouro do Jardim das Hespérides;
Capturar o cão de Hades, Cérbero.
Assista aos 12 Trabalhos de Hércules no Vídeo abaixo:
E o que este trabalho todo tem a ver com as Olimpíadas?
Hércules ficou tão feliz com sua façanha então, para comemorar, inaugurou uma série de jogos na cidade de Olímpia, onde se encontra o Monte Olimpo (morada dos deuses). Mais tarde, um escultor chamado Fídias construiu um templo em Olímpia em homenagem a Zeus e Hércules, e então os jogos passaram a ser praticados nele desde 440 a.C. sobretudo em homenagem a Zeus, o deus dos deuses.
Fonte:
FERNANDES, Cláudio. Origem dos Jogos Olímpicos. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/grega/origem-dos-jogos-olimpicos.htm Acesso em 25/07/24.
SILVA, Daniel Neves. Hercules. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/hercules.htm Acesso em: 25/07/24