Projeto de vida
Projeto de vida
(EF09ER07) Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.
(EF09ER08) Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.
O que esta tirinha está propondo refletir?
O que é um propósito?
Planejar o futuro é um passo importante para realizar nossos sonhos e objetivos. Nesse processo, devemos considerar nossos princípios e valores, pois eles vão garantir que nossas escolhas estejam alinhadas àquilo em que acreditamos. Mas o que são exatamente esses princípios e valores?
A palavras "princípio" já indica seu significado. Trata-se do início, daquilo que vem antes de tudo; assim, algo que deve ser a base para qualquer ação que se pretende realizar. Muitos princípios, como a paz, o amor ou a liberdade, são comuns e aspirados em diversas sociedades. Eles podem estar presentes em diversas sociedades. Eles podem estar presentes em diversos âmbitos: familiar, escolar, cultural e religioso. As empresas, os governos e as instituições religiosas, por exemplo, estipulam princípios como a base das suas crenças e ações.
Em suma, os princípios são as bases sobre as quais a vida em sociedade é regulada. É a partir deles que algumas regras são definidas em determinadas comunidades. Respeitar uns aos outros, não exercer a violência e ajudar quem precisa são alguns exemplos de princípios éticos comuns em diversos locais do mundo. Esses princípios são fundamentais para uma boa convivência social.
Os valores funcionam como placas que orientam as ações de cada um. Um valor ético muito importante é a responsabilidade. Sabemos que muitos indivíduos consideram esse valor na construção dos seus projetos de vida. Já outros percebem diferentes interesses ou valores como mais importantes que a responsabilidade, o que pode gerar conflitos e problemas sociais.
Outro exemplo é a amizade, um valor importante para a vida em sociedade. Os vínculos que estabelecemos com o próximo nos fortalecem para enfrentarmos as dificuldades e nos ajudam a ter empatia pelas dores e tristezas do outro. Esse valor deve ser cultivado todos os dias para que não nos afastemos de quem se importa conosco. É comum que o tempo, a distância e as atividades cotidianas nos afastem de alguns amigos, mas tentar cultivar essas amizades é fundamental. Uma mensagem ou telefonema àquele amigo que não vemos há um tempo pode nos ajudar a fortalecer ou refazer laços.
Atualmente, com o uso de smartphones, as pessoas têm se isolado em mundos particulares. Mesmo em lugares públicos, é possível observar muitas pessoas absortas em seus aparelhos. A sociedade parece viver menos em um mundo material e mais em um mundo virtual, onde as pessoas precisam possuir uma conta em uma rede social para existir.
Contudo, o uso das tecnologias contribuíram para evitar contatos pessoais que criam laços profundos e dependem de abraços, olhares e gestos de carinho e cuidado que apenas e convivência pode proporcionar. Na falta da prática da convivência e da coexistência, cresce o número de pessoas impacientes, como no vídeo abaixo:
A palavra "respeito" vem do latim respectus e significa, literalmente, "olhar novamente". Respeitar significa olhar atentamente para algo ou alguém, olhar além das aparências, considerar suas características, interesses e motivações, ter atenção com algo ou alguém. Considerar quem é diferente, quem pensa de outra maneira, e prestar atenção naquilo com o que não concordamos pode nos ajudar a realizar nossos projetos, levando em conta o bem-estar dos outros, que podem ser diferentes de nós.
Ao observar projetos sociais e pessoais bem-sucedidos, percebemos que o respeito foi um valor essencial para o sucesso. É na consideração da diversidade de ideias e de opiniões que promovemos o respeito e contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa.
Nesse caso, quem te inspira?
Narrativas religiosas podem nos ajudar a compreender os valores representados em suas crenças. Veremos agora algumas narrativas: