Fundamentalismo religioso
Fundamentalismo religioso
(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
(EF08ER03) Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.
O que esta charge quer mostrar?
Quais religiões estão apresentando? Como chegou a esta conclusão?
Qual palavra compõem a charge? Qual é o significado dela?
Movimentos baseados na religião são comuns em tempos de distúrbios sociais e políticos - e frequentemente são um impulso para a mudança positiva. Um exemplo é a constatação dos estudiosos de que o crescimento das seitas evangélicas na América Latina forneceu aos grupos mais pobres e racialmente excluídos, inclusive às mulheres, uma rede de relações de trabaho que não haveria de outra forma. Essas redes de relacionamento proveem seus membros com conhecimentos necessários para sobreviver numa sociedade que muda rapidamente e promovem o desenvolvimento da sociedade civil na região.
Ao mesmo tempo, o desejo de grupos ativistas de mudar a sociedade quase sempre leva a mais conflitos sociais e políticos, às vezes violentos. Em particular, tende a haver atrito em comunidades mistas quando os ativistas buscam converter membros de outros grupos religiosos ou de instituições religiosas tradicionais. Para sustentar suas fortes convicções religiosas, muitos ativistas destes movimentos definem suas identidades como opostas às dos "estranhos", o que quase sempre gera tensão.
Zelo Religioso
O fundamentalismo se caracteriza por tremendo zelo religioso. "O impulso da maioria dos movimentos fundamentalistas, sejam católicos, mórmons, cristãos evangélicos, muçulmanos ou judaicos, é um forte desejo de regressar à ordem mística e à perfeição original", escreveu Jon Krakauer em seu livro Pela Bandeira do Paraíso: uma história de fé e violência. Os fundamentalistas seguem, portanto, sua doutrina a partir de uma interpretação rigorosamente literal dos textos mais antigos e sagrados de sua religião. A autoridade desses escritos divinamente inspirado é absoluta e imutável. E o dever dos homens e mulheres virtuosos, acreditam os fundamentalistas, é levar suas vidas segundo uma leitura rigidamente literal dessa literatura.
O literalismo do fundamentalismo "estimula uma visão fechada do mundo, em geral conservadora em termos políticos, na qual a história fica parada no tempo e as pessoas são vistas por um prisma "nós e eles", em que "nós" possuímos a verdade, a virtude e a bondade, e "eles", a falsidade, a depravação e o mal".
O fundamentalismo sufoca, assim, a religiosidade em detrimento de uma religião irada.
Veja abaixo algumas matérias que relatam fatos históricos ocorridos pelo fundamentalismo religioso.
ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
Fonte: BLANC, Claudio. As religiões do mundo. Barueri: Camelot. 2021.
Filme baseado em fatos reais, conta a história de um atentado ocorrido em Oslo por um fundamentalista cristão.
Eu sou Malala
Autobiografia de Malala, uma jovem muçulmana que lutou e luta pelo direito das mulheres à eduação. Para isso enfrentou grandes obstáculos, como a intolerância de grupos fundamentalistas como o Talibã.