(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
(EF08ER02) Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.
Os valores coletivos e individuais dependem das culturas familiar e social. O contexto em que vivemos influencia a nossa identidade, nosso comportamento a maneira como pensamos e tomamos decisões.
A cultura muda, de acordo com o local e a época, e, por isso as sociedades se transformam e as pessoas que as compoõem também. Isso porque não só a cultura influencia o indivíduo, como o indivíduo influencia a cultura. A moda é um grande exemplo disso.
Assista o Vídeo abaixo que mostra a história da moda:
Atualmente, ainda existem roupas adequadas para deterinadas ocasiões.
A palavra "moral" deriva do latim, e é a aplicação de um conjunto de valores éticos numa situação concreta. É uma lista do que é considerado certo ou errado, proibido ou permitido em determinada sociedade ou cultura. Isso muda de acordo com a sociedade e com a época, como é o caso do uso de biquínis em praias, em 1930 seria imoral andar de biquíni na praia, hoje, algumas culturas asiáticas também encaram o uso do traje como imoral.
Imoral, é tudo aquilo que contraria o conceito de moralidade, já amoral, é alguém que não possui o domínio da moral.
Já a palavra "ética", deriva do grego e se refere acerca do modo como tratamos as pessoas e lidamos com situações. A ética pressupõe liberdade e responsabilidade e nos ajuda a responder a perguntas como: Eu posso? Eu devo?
A ética trata de princípios e considera que o ser humano deve ser justo. Porém, como ser justo? Como agir de forma a garantir o bem de todos? A ética exige constante reflexão e construção.
Para facilitar, podemos responder as seguintes questões:
Em outras palavras, a moral prevê o certo e o errado de determinada sociedade, já a ética prevê o bom e o mau.
Veja a diferença no quadro abaixo:
Fonte: Silveira, Valeska Freman Bezerra de Freitas. Ensino Religioso : passado, presente e fé. Curitiba : Piá, 2019. 69-70.