(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.
Quantos líderes fundadores você conhece?
Um líder fundador de uma religião é a pessoa que estabelece ou inicia uma nova tradição religiosa. Este indivíduo geralmente tem uma visão ou experiência espiritual que o motiva a criar um sistema de crenças, práticas e valores que são seguidos por seus seguidores. Os líderes fundadores podem ser considerados profetas, mestres ou figuras carismáticas que desempenham um papel central na formação da doutrina, na organização da comunidade e na disseminação das ideias religiosas.
Vamos conhecer alguns líderes religiosos?
Foi o líder do povo hebreu, mais tarde, fundador do judaísmo.
Poucas figuras históricas tiveram um impacto tão significativo no curso da humanidade como Jesus Cristo. Um dos maiores filósofos de todos os tempos, Jesus lançou as bases para uma religião que não só transmitiu a herança greco-romana às gerações seguintes, mas também preservou muito da antiga civilização pagã. Ao mesmo tempo, Jesus propagou uma mensagem diferente, uma doutrina de paz e amor que finalmente irmanava os homens e prometia a justiça e a esperança de um reino baseado no princípio divino. Como nenhum outro antes dele, ensinou a revolucionária verdade que todos os homens e mulheres são iguais perante Deus. Falou de amor de uma forma mais profunda e abrangente que os filósofos gregos - os únicos a discutir o tema até então. Não hesitou em sacrificar a vida em defesa dos ideais que semeava.
Jesus era judeu, era um rabino e pregava nas sinagogas. Alguns de seus seguidores diziam que ele era um homem comum, dotado de um tremendo poder espiritual; outros afirmavam - e ainda afirmam - que Jesus era, na verdade, Deus encarnado em homem.
Jesus foi visto por uns como o Messias que confirmava a Lei Mosaica, renovando o compromisso do povo judeu de cumpiri os antigos mandamentos; outros o tinham como o Filho de Deus que prometia o perdão e a salvação para judeus e não judeus além da lei dos homens, independentemente dos sacrifícios no Templo de Jerusalém e de serem circuncisados. Todos, porém, reconheciam que Jesus tinha aberto um novo caminho para a salvação - a chegada do "Reino dos céus". Esse caminho rompia com as convenções religiosas judaicas, o que indispôs Jesus com o Sinédrio - o tribunal do Templo de Jerusalém, formado por sacerdotes, anciãos e escribas. Por conta disso, Jesus foi crucificado.
Fonte: BLANC, Claudio. As religiões do mundo. Barueri: Camelot, 2021.
O vídeo ao lado, mostra um trecho da série The Chosen, onde Jesus realiza o Sermão da Montanha, para revelar ao povo os seus ideias de amor ao próximo.
O líder do islamismo
Sidarta Gautama, o líder do budismo
O líder do espiritismo
O fundador da Umbanda
O fundador do Taoísmo
Existem muitos outros fundadores de diversas religiões, assim como existem religiões onde não há um único fundador, como é o caso do hinduísmo. Nestas religiões aqui apresentadas, também há de e levar em consideração a fundação de outras correntes religiosas, exemplo o cristianismo: foi fundada por Cristo, mas que sofreu modificações com Lutero, Calvino, Henrique VIII, James White, Charles Taze Russell entre tantos outros.