Textos Sagrados
Textos Sagrados
(EF06ER01) Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
Os textos sagrados se propõem a apresentar respostas para o ser humano, que, de modo geral, busca entender e explicar a realidade em que vive e dar sentido aos acontecimentos. Essa necessidade de dar sentido ao mundo que o cerca o levou a estruturar crenças.
Religiões e filosofias de vida auxiliam nessa busca por respostas e também oferecem um modelo de visão de mundo, uma maneira de lê-lo e de agir nele.
Os textos sagrados comunicam os ensinamentos de uma religião aos adeptos dela. Entretanto, é possível afirmar que até mesmo quem não participa de uma religião é influenciado por seus valores e costumes.
As festas juninas, por exemplo, acontecem em comemoração ao nascimento de três santos católicos (São Pedro, São João e Santo Antônio), porém pessoas de ddiversas religiões costumam participar dessas festas, que se tornam tradicionais da cultura brasileira.
As heranças culturais e os valores religiosos buscam estabelecer regras de conduta de maneira simbólica e incluir o sagrado no cotidiano. Isso porque muitas delas pregam atitudes como a bondade, a generosidade e abusca por tornar-se uma pessoa melhor, que resultam em benefícios para toda a comunidade - independente da crença de cada indivíduo.
Fonte:
Silveira, Valeska Freman Bezerra de Freitas. Ensino Religioso : passado, presente e fé. 6. Curitiba : Piá, 2019.
Toda a religião existente possui um conjunto de textos sagrados que expressam suas ideias centrais e narram a história da tradição. Esses textos, que em muitos casos se acredita que tenham sido passados diretamente por uma divindade, são utilizados nos rituais e na educação religiosa.
Fonte: O LIVRO das religiões. Tradução de Bruno Alexander. São Paulo: Globo, 2014. p. 14.