Textos religiosos e Modos de Vida
Textos religiosos e Modos de Vida
(EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Diferentes povos e culturas têm interpretações próprias do que consideram sagrado. Essa diferença se apresenta na maneira de entender de cada um. Lembre-se que o sagrado é algo que merece respeito e admiração. Está relacionada a Deus, a uma divindade e à religião.
Para entender as religiões, os pesquisadores as organizam em algumas categorias. É possível compreendê-las analisando sua forma (como entendem o sagrado) e seu conteúdo (orientações para a vida).
Quanto à forma, as religiões podem ser agrupadas da seguinte maneira:
Quanto ao conteúdo, é possível identificar os seguintes agrupamentos:
Esse agrupamento em relação à forma e ao conteúdo das religiões pode ser denominado cosmovisão ou visão de mundo.
Como puderam perceber, existem diversas maneiras de perceber e interpretar o mundo e não existe certo ou errado, apenas ensinamentos diferentes. Mesmo assim, é importante destacar que todos merecem respeito. Vamos conhecer agora, alguns costumes baseados nos ensinamentos do livro Shrimad-Bhagavatam da religião Hare Krishna.
Este movimento surgiu em Nova York em 1965, com raízes hinduístas baseados no livro sagrado de Vedas. Srila Prabhupada chegou na América via navio cargueiro e sem dinheiro com apenas um propósito: espalhar as doutrinas de uma antiga religião indiana que promovia o amor e a paz.
Os seguidores dessa religião acreditam na existência de apenas um deus, que recebe diferentes nomes de acordo com a circunstância, o tempo e a religião. Repetição de mantras, meditação e ioga fazem parte da rotina de quem segue a filosofia para acabar com a ansiedade e desenvolver a consciência e alcançar o equilíbrio da mente.
Vestem-se predominantemente com cores alaranjadas, que para eles, simboliza renúncia e devoção. Eles seguem uma dieta vegetariana e não consomem alimentos que tenham alho ou cebola.
Veremos agora, outros textos sagrados e seus ensinamentos
Para começar, falemos do que você está fazendo neste exato momento enquanto lê estas palavras. Aprender algo novo todos os dias é fundamental para manter a mente ativa e evoluir enquanto ser humano. Mas também não devemos acumular informações inúteis e, assim, deixar de lado o que não é importante é fundamental para manter a mente saudável.
O Tao te Ching influenciou: a Filosofia taoísta, o Budismo, o Confucionismo, a Arte e literatura chinesa e a Cultura oriental.
Na Torá é contada a história do povo judeu e nela existem as leis judaicas que fazem parte da aliança de Deus com o povo escolhido, devendo, por isso, ser observadas integralmente. São 613 leis ou obrigações fundamentais descritas para os judeus no livro sagrado. Entre essas leis estão os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra, o livro de orações diárias (Siddur), as festividades (Mahzor), os rituais, as regras de higiene e as leis morais.
A Torá influenciou: o Judaísmo, o Cristianismo, o Islamismo e a Cultura ocidental.
Alcorão nos seus primeiros textos fala sobre a unicidade divina, o papel de Deus na história, o papel de Muhammad (Maomé) como Seu profeta, o Juízo Final e a necessidade de ajudar ao próximo. Outras partes trata de assuntos comunitários relacionados à família, casamento, e de interesses legais, éticos e sociais.
O Alcorão influenciou: o Islã, a Cultura árabe e islâmica, a Filosofia e ciência medieval a Literatura e arte.
Os Vedas tiveram grande importância para o início do hinduísmo, por meio deles foi possível reunir as diversas crenças pré-históricas em um mesmo sistema religioso. Sua essência está no respeito aos ancestrais e a vinculação aos Deuses. Um dos princípios que aparecem nesses escritos é a tolerância aos outros credos, permitindo uma convivência pacífica com outros seres que nascem em outras religiões.
As Vedas influenciaram: o Hinduísmo, oBudismo, o Jainismo/taoísmo, a Filosofia e ciência indianas, a Cultura e literatura sânscrita.
O Tripitaka influenciou: o Budismo, a Filosofia e ciência asiáticas, a Cultura e literatura budista e a Arte e arquitetura budista.
A Bíblia influenciou: o Cristianismo, a Cultura ocidental, a Literatura e arte, a Filosofia e ciência e a História mundial.
Fonte:
https://x.gd/kPg0O
Silveira, Valeska Freman Bezerra de Freitas. Ensino Religioso : passado, presente e fé. 6. Curitiba : Piá, 2019.
15 ensinamentos de Lao-Tsé para levar uma vida feliz. Disponível em: <https://www.pensador.com/regras_espirituais_de_lao_tse/>.
Ensino religioso : diversidade cultural e religiosa / Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência deEducação. - Curitiba : SEED/PR., 2013. – 309 p. ; ilus.